Barbearias inovam no estilo e atraem diferentes clientes
Barbearias inovam no estilo e atraem diferentes clientes
por Estevão Salomão -ESPECIAL
Proprietários de Presidente Prudente investem em decoração retrô e itens como jogos de bilhar e comercialização de bebidas
Houve um tempo em que os salões de beleza não faziam distinção de gêneros, tampouco eram exclusivos do homem ou da mulher. As revistas não eram específicas, o som ambiente não existia, e consumir bebidas neste espaço era um comportamento impensável. Mas, foi através desta possibilidade de renovação, que as barbearias masculinas surgiram no Brasil. Em Presidente Prudente, estes locais, com decoração “estilosa” e atendimento diferenciado, foram construídos há cerca de três anos.
O homem se tornou mais vaidoso? Para os barbeiros do segmento, o que mudou não foi à intenção masculina, mas sim as opções de serviço e a inovação de cortes. Segundo eles, as atuais tendências incluem o aspecto ambiental do lugar, juntamente com as expectativas do cliente, as quais mesclam possibilidade de lazer, como as mesas de bilhar, a sonorização ambiente, bem como o profissionalismo para os modelos únicos, uma vez que “o diferente já não existe mais”.
Hugo é considerado um dos precursores da tendência na cidade, que surgiu na capital
Por meio de um estilo retrô, que remete aos anos 80, além da restauração visual, composta por quadros antigos, piso quadriculado, frigobar e cadeira personalizada, uma das grandes característica desses locais é o estilo dos próprios barbeiros, onde diferente de outrora, mantêm a barba grande, cabelo longo e aparência original, o que vai de encontro com a intenção dos trabalhos, “oferecer um tratamento que atende a exigência de modelos”.
De acordo com o estudante Rafael Sapia, 21 anos, que mantém sua barba grande há um ano, as alternativas contemporâneas permitem maior domínio com o costume adotado, uma vez que “estes profissionais são capacitados, e sabem das tendências, o que antes não existia”. Segundo Rafael, a grande “sacada” destes locais é a proximidade com os ideais dos frequentadores. “A galera que vista estes pontos curtem moto, carros antigos, e tudo isso existe, através de quadros e miniaturas”, acrescenta.
Barbeiros
Considerado um dos precursores desta “arte” em Prudente, o barbeiro, Hugo Takashiki, 34 anos, da Barber Shop Tokashiki, (veja mais detalhes em http://www.eventosprudente.com.br/empresa/barberr-shop-takashiki-barbearia), esclarece que a ideia surgiu após a observação desta moda em São Paulo. “Senti uma carência na região”, acrescenta. Desta maneira, disseminou o intuito na cidade, onde atualmente atende cerca de 20 pessoas por dia. “Fazer a barba ou cortar o cabelo tornou-se um ritual”, observa.
Conforme o barbeiro da Barbearia Latorre, (veja mais detalhes em http://www.eventosprudente.com.br/empresa/barbearia-latorre-salao-de-cabeleireiro), Airton Latorre, 36 anos, todas estas renovações estimulam o segmento em 60% de procura, se comparado com as épocas que o homem frequentava os salões de beleza, disputando vagas com as mulheres. “Com esta divisão de especialidade o tempo e oportunidades entre clientes e barbeiros se tornou maior”, observa.
“É uma novidade e todo mundo quer conhecer”. Para o barbeiro Gabriel Dória Meix, 28 anos, proprietário da Caverna Barbearia, apesar do crescimento pela procura, as instalações que ofereciam serviços amplos continuam em alta, visto que “existem perfis de públicos de maneira variada”. Gabriel esclarece que o aquecimento ocorre tanto nos jovens quanto nos mais velhos, considerando que o clime remete ao passado. “Mina cadeira tem 60 anos”, exemplifica.
A barbearia
Como consta na história do Brasil, os barbeiros eram profissionais que viajavam pelas províncias em meados dos séculos 17 e 18, onde ofereciam serviços de corte. Conhecidos por seu domínio às habilidades, estes profissionais foram ganhando espaço cada vez mais na sociedade, tornando-se atualmente, um dos itens fundamentais para a beleza e o bem estar masculino.
Dia do noivo barbearia Latorre
assista o vídeo: